Integrantes do grupo:

Alex
Mateus Silva Lobato - RA 0040441023029
Vítor Gomes

O sistema para Android

Optamos pela engine para games Unity 3D, pois usando a IDE Eclipse, encontramos muita dificuldade e falta de material.
O Alex já tinha conhecimento anterior de Unity 3D, com isso facilitando um pouco o desenvolvimento, mas complicando também por que os outros 2 não conheciam e tiveram que correr atrás de informações para complementar o que o Alex não sabia.

O dispositivo

Escolhemos o dispositivo com Android porque à primeira vista pareceu ser uma plataforma de fácil manipulação. Durante as etapas de desenvolvimento, o dispositivo foi pouco utilizado pois na maioria das vezes fazíamos os testes no próprio console da engine Unity.
Com parte de instalação do hardware, apenas tivemos dificuldade com a falta de um carregador que apenas um grupo possuía.
O Android, depois de instalado, não apresentou nenhum travamento ou erro e aceitou perfeitamente a instalação de nosso jogo no mesmo.

Proposta da aplicação em desenvolvimento

Testar o conhecimento do jogador em várias categorias de conhecimentos gerais, com uso de perguntas e respostas. O jogador escolhe uma categoria de perguntas a ser respondidas, sendo que tais perguntas é previamente cadastradas pelos administradores.
Com base nesta escolha o jogador terá que escolher entre 4 alternativas, qual é a correta ganhando pontos se acertar.

Período de desenvolvimento

Problemas

  1. Desenvolver usando a IDE Eclipse
  2. Dificuldade em achar material para resolver os problemas relacionados ao Eclipse

Soluções

  1. Migrar do Eclipse para o Unity
  2. Achar material no site do Unity

Resultados obtidos

Desempenho

Nosso projeto é um jogo simples que não requer muito processamento do dispositivo Android.
Depois do jogo feito, fizemos vários testes no notebook do integrante Alex e depois do jogo ser "polido",partimos para vários testes com o sistema Android.
Com esses testes, percebemos que o jogo se adequava perfeitamente ao dispositivo pois como foi dito anteriormente e como foi finalizado, o jogo não usava muito processamento.
Seu pequeno banco de dados também não trouxe problemas, pois funcionou perfeitamente com o plugin utilizado no desenvolvimento do jogo.

Facilidades

Inserção de novas perguntas: O jogo permite que seja inserido uma nova pergunta de forma fácil, onde uma pergunta é escrita, 4 alternativas também, sendo apenas uma fácil e seja escolhida uma alternativa. Maiores detalhes mais para frente.

Complexidades

O único que sabia mexer bem com Unity era o Alex, mas mesmo assim, o Vitor, apenas se baseando em texto de tutoriais do site do Unity, conseguiu desenvolver parte do menu inicial e layout básico.

Instalação

O jogo QGame não apresentou nenhum problema quanto a parte de instalação.
Como o jogo foi feito utilizando a engine para games Unity, quando exportamos o game para o dispositivo Android, o processo de instalação foi o padrão para muitos sistemas: executar, next, next.. Depois disso, o jogo funcionou perfeitamente.

Uso do sistema

Durante os testes, nosso jogo apresentou um bom uso do sistema.
Não ocorreu nenhuma falha ou erro após instalação e uso.
Com relação ao próprio sistema operacional (Android) também não obtivemos nenhum erro, quanto com a instalação do hardware do sistema quanto ao seu uso.

Links e referências


Referências onde foram retiradas as perguntas e respostas contidas no jogo: