Grupo:
  • Pedro Lanza dos Santos Junior / 0040441223003
  • Jonatas Lucas Chimendes / 0040441223001
  • Christian Felipe Macedo Sampaio / 0040441223031

Dispositivo:
  • iOS + Câmera + QRCode

Projeto:
  • Despertador Disciplina

Resumo:
O projeto é inspirado em disciplinar os hábitos de repouso dos usuários. O foco é o indivíduo que enfrenta problemas com horários para ir dormir e acordar.
Metodologia:
Para ajudar a resolver esse problema, iremos criar um aplicativo que disciplina tanto o horário de descanso como o de acordar. O usuário devera registrar dois QR code que vão ser gerados aleatoriamente. Um desses códigos devera ser registrado perto da cama, apos o registro o usuário deve assimilar um horário a esse código. Apos isso o alarme ira despertar nesse horário e só ira parar quando uma foto do QR code for tirada.O mesmo vale para a função de despertar, com uma unica diferença de que o código deve ser registrado em um lugar distante da cama, forçando o usuário a realmente acordar.


Hardware utilizado
  • Smartphone iPhoneIOS é um sistema operacional móvel da Apple desenvolvido para o Iphone, mas acabou também sendo utilizado para o Ipad, Ipod touch e apple TV.
    A interface do IOS utiliza gestos em multi-toque, que vão desde tocar na tela e arrastar um ícone até “pinçar” uma imagem para alterar seu tamanho ou rotação.
    O sistema operacional foi apresentado em conjunto com o Iphone na conferencia anual da Apple em 2007. A programação de terceiros utilizando o IOS não era permitida, mas isso mudou posteriormente com o lançamento da SDK nativa do sistema operacional.

Software utilizado
  • Xcode https://developer.apple.com/xcode/Xcode é ambiente de desenvolvimento integrado da Apple. Ele é utilizado para o gerenciamento de projetos relacionados aos sistemas operacionais da Apple.
    O Xcode oferece ferramentas para criar novos aplicativos ou melhorar algo já existente.
    A SDK do sistema IOS vem em conjunto com o Xcode como um extra do programa.
    Com o Xcode e SDK em mãos, os desenvolvedores devem se cadastrar no programa para desenvolvedor IOS da apple e finalmente começar a criar suas aplicações para vender na App Store.


  • Adobe Photoshop http://www.adobe.com/products/photoshop.html?promoid=JOLIWA adobe é conhecida pelos seus softwares de manipulação gráfica, sendo o Adobe Photoshop o mais famoso e utilizado.
    O software foi criado em 1987 sem querer enquanto Thomas Knoll trabalhava em sua tese de doutorado, mas só foi realmente desenvolvido em uma parceria com seu irmão, John Knoll.
    Depois de pronto, a Adobe comprou o programa é o lançou em 1990 no mercado o que viria a ser a versão 1.0 do software.
    O programa logo ganhou fama por ser um dos poucos softwares destinados à manipulação de imagem no mercado.
    Logo o Photoshop também passou a ser usada como ferramenta para criar imagens para a internet, tudo isso em conjunto com os outros programas que fazem parte do leque de softwares da Adobe.
    O software utiliza um esquema de camadas para a realização da manipulação ou criação de imagens. Esse estilo de trabalho já era utilizado por ilustradores que trabalhavam com animações.
    Apesar do seu preço elevado, o photoshop continua sendo o ligar do mercado na sua área e talvez o software mais conhecido de todos os tempos, se tornando um fenômeno cultural no mundo atual.

  • Notepad++ http://notepad-plus-plus.org/ notepad++ é um editor de texto que suporta varias linguagens desde programação em C/C++ ate para linguagens de web pages.


Desenvolvimento:

O trabalho foi dividido em três partes para que o desenvolvimento fosse mais dinâmico. Ficou decidido que faríamos um site para gerar o QR code utilizado pelo usuário, a primeira parte do projeto seria fazer o layout desse site.
Foi feito um brainstorm com varias ideias para o formato do site, discutimos formas, cores e disposição dos componentes presentes no mesmo.
A primeira ideia consistia de site com o QRcode no centro da tela, botões para gerar o código, fazer o download e outros que teriam um caráter social (curtir a pagina da empresa no facebook, seguir a empresa no twitter...). No fundo seria colocado um pallet de formas geométricas.
Depois de um esboço da ideia vimos que o site estava muito poluído, o fundo não funcionava, pois tirava totalmente a atenção dos botões, que por sua vez eram muitos.
Ficou determinado que o site seguisse um estilo mais sóbrio, sem muitas cores, sombras e formas desnecessárias.
Depois de feita a escolha o layout foi feito utilizando o software adobe photoshop, uma ferramenta de criação e manipulação de imagens. Para o fundo da pagina utilizamos uma imagem que remetia ao tema do projeto. No centro da tela fica o QRcode e abaixo dele um exemplo do layout do aplicativo com as instruções de como utilizado.
Com o layout final aprovado por todos os membros do grupo partimos para a próxima etapa, fazer o site funcional.

141.05.jpg

Diante da programação do site a maior dificuldade foi o código para o QRcode necessário para todo o funcionamento do projeto. Este problema foi logo solucionado com uma pesquisa de referencia.
Outro desafio encontrado foi a dimensão da tela em diferentes monitores, que abriam o site em tamanhos diferentes, muitas vezes deformando o layout original. A solução veio junto com as aulas de ferramentas para web e complementada com uma pesquisa de referencia.
141.05digohtml.JPG

No desenvolvimento do aplicativo para iOS, foram utilizadas API's nativas da plataforma. Para identificar QRCodes, utilizamos a biblioteca AVFoundation disponibilizada pela Apple. Para atingirmos o comportamento de um despertador, o aplicativo agenda notificações locais baseados em cálculos relativos ao horário que o usuário escolhe para acordar. Uma notificação para dormir é agendada oito horas antes do horário selecionado, e uma outra notificação é agendada no horário escolhido. As notificações são disparadas mesmo com o aplicativo fechado.
É importante persistir as informações de horário e códigos QRCodes, para caso a aplicação seja fechada, o aplicativo continue funcionando e notificando o usuário.
Surgiram algumas dificuldades para garantir que o aplicativo insistisse em disparar até que o usuário leia um QRCode válido, pois a notificação agendada tinha um tempo máximo para a duração do som emitido. Isso foi solucionado utilizando uma notificação recorrente.
141.05-codeiOS1.png

141.05-codeiOS2.png

141.05-codeiOS3.png



Resultados obtidos:


O resultado final obtido foi satisfatório. A aplicação funciona, atendendo todas as funções para a qual foi designada de uma maneira não agressiva junto ao usuário. O site foi finalizado e também atende aos requisitos, oferecendo uma porta de entrada aos interessados no despertador que oferecemos, explicando como o projeto funciona . Além disso, ele também funciona como a plataforma para download dos QRcode’s que são utilizados em conjunto a aplicação.

Conclusão:


A matéria de laboratório de programação nos deu a chance de trabalhar em nível de mercado, interagindo com novas tecnologias e formas de programação, enfrentando os mesmos problemas que os profissionais da área ao se deparar com um novo projeto, nos dando a chance de ter experiência pratica.

O grupo Playbit foi formado com o objetivo de criar projetos em paralelo a faculdade de jogos, logo a escolha de continuar com os mesmos integrantes para a aula de laboratório de programação foi natural e instintiva.

Varias ideias vieram à mente para o projeto a ser desenvolvido, mas logo decidimos que queríamos fazer algo realista e que tivesse chances reais de ser terminado ou desenvolvido de maneira satisfatória dentro do prazo estipulado. Dentro desses parâmetros riscamos projetos grandes e arriscados, projetos que sabíamos que não seria possível desenvolver com a qualidade que queríamos.

Optamos por um projeto que nos achou a atenção pela possibilidade e potencial da aplicação.

O despertador disciplina é um projeto que tem como publico alvo as pessoas que tem problema para acordar ou ir dormir em um horário exato e para qual um despertador normal não funciona.

A aplicação funciona utilizando QRcode como forma de desativar o alarme do despertador. O usuário imprime dois códigos, um para ser cadastrado no horário de repouso e outro no horário de despertar. Cada código é colocado em lugar de escolha do usuário. Quando o alarme toca, a pessoa deve tirar uma foto desse código para cessar a musica.

É importante se ater ao fato se somente a aplicação é o bastante para comportar todos os objetivos do grupo, no caso do despertador disciplina o desenvolvimento do projeto englobou não so a programação do despertador, mas também um site que complementaria a aplicação, servindo como plataforma de download dos QRcode e fazendo ponte com outra matéria do 4º semestre de jogos digitais, ferramentas de desenvolvimento web.

Essa interação entre as duas matérias possibilitou um aprendizado duplamente satisfatório para todos os integrantes do grupo.

A principal escolha que beneficiou a realização desse projeto foi a de que faríamos algo possível e realista, empenhando todo nosso conhecimento e buscando aprender o máximo possível.

Escolher um projeto que nos interessava e que tem potencial para comercialização também ajudou na motivação ao longo do desenvolvimento, afinal ninguém consegue trabalhar em algo que não o agrada.

As dificuldades apareceram na hora de implementar uma parte do projeto a outra, o design deveria ser satisfatório o bastante e passar a ideia do projeto. Como trabalhamos em cima de hábitos foi importante não passar uma imagem agressiva ou autoritária em seu layout.

Infelizmente um layout para a aplicação não foi terminada a tempo, mas ele esta nos planos futuros no que diz respeito à continuação do projeto, esperamos que com ele o produto tenha uma identidade ainda mais forte.

A programação HTML também se mostrou um desafio, o site conta com vários elementos e deveria ter uma exibição satisfatória em monitores de diferentes tamanhos.

Na parte da aplicação o maior empecilho foi implementar o QRcode na programação, fazendo com que a câmera o reconhece-se.

Felizmente conseguimos conquistar essas dificuldades e aprender de maneira pratica no processo.

Como proposto no inicio a aplicação chega ao final com uma qualidade que deixa todos os integrantes do grupo felizes e orgulhosos, e o mais importante, motivados a continuar trabalhando nela para futuramente a colocar no mercado.